sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A sorte da imigração para o Brasil

Leia esta arguta constatação no livro Brasil, País do Futuro:
"Essa imigração de quatro a cinco milhões de brancos nos primeiros cinqüenta anos do século 20 importa num enorme acréscimo de energia para o Brasil e ao mesmo tempo lhe proporciona uma imensa vantagem no ponto de vista da civilização e da etnologia. A raça brasileira, que, por uma importação de negros durante três séculos, está ameaçada de se tornar cada vez mais escura, cada vez mais africana, clareia formando um tipo de mulher que embeleza a humanidade, a mulata. Além disso, o elemento europeu, em oposição ao crescente número de escravos analfabetos, eleva o nível geral de civilização. Essa entrada de milhões de europeus por volta do começo deste século representa uma das maiores sortes para o Brasil, e, na verdade, uma sorte dupla. Dupla, primeiro, porque essas forças vigorosas e sadias chegam em tão grande número ao país, e segundo, porque a sua vinda tem início exatamente no momento histórico oportuno. Se uma imigração de tal vulto se houvesse dado muito mais cedo, se esses milhões de italianos e alemães tivessem aqui chegado um século antes, quando a civilização portuguesa constituía apenas uma camada delgada, essas línguas e
costumes estrangeiros ter-se-iam apossado de diversas províncias e grandes partes do país ter-se-iam italianizado ou germanizado. Ao invés de tornar estrangeiro no Brasil o que é brasileiro, essa poderosa imigração só fez tornar o que é brasileiro, ainda mais forte e mais variado".
Aconteceu uma série de fatos em nossa história que parecia ter sido desvantajoso para nós. O Brasil foi ficando para trás diante de outras nações, mas estes mesmos encontros históricos estavam nos preparando para um momento certo no futuro. O ponto que o historiador defende neste livro é que nosso país é predestinado e ainda vai ter um papel importante no mundo.

Nenhum comentário: