quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Os restaurantes populares da antiga Esparta

Estou admirado com a história de Licurgo, um dos primeiros legisladores grego, cujas façanhas, de tão antigas, estão envoltas em lendas. Quem conta é o historiador Plutarco, no livro Vidas Paralelas.
Licurgo era um homem íntegro, não mudava seus princípios por nenhum ganho. Quando seu irmão mais velho morreu ele sentou-se no trono, mas dias depois a viúva anunciou que estava grávida, logo seu filho é que tinha direito ao trono. Mas ela lhe faz uma proposta: abortaria a criança e ele podia continuar no trono, desde que se casasse com ela. Ele não titubeou, respondeu que ia anunciar ao povo que seu irmão deixou um herdeiro e que ele, Licurgo governaria apenas como tutor. Um conselheiro porém lhe avisou: qualquer coisa que sucedesse a criança seria atribuída a ele e mancharia sua honra. Então decidiu viajar pelo mundo antigo e com isso aprendeu muito.
No Egito ficou sabendo sobre uma civilização que existiu há milhares de anos, a Atlântida. Chegou a Índia e se encantou com os poetas políticos de lá. Mas foi em Creta que ele ficou impressionado com um reino que conseguiu equiparar suas classes socias. Anos depois, seu sobrinho reinando, voltou e se tornou legislador em Esparta. Seus decretos que pretendiam ser democráticos eram de suma tirania. Veja só este:
"Queriendo perseguir todavía más el lujo y extirpar el ansia por la riqueza, añadió otro tercer establecimiento, que fue el arreglo de los banquetes, haciendo que todos se reuniesen a comer juntos los manjares y guisos señalados, y nada comiesen en casa, ni tuviesen paños y mesas de gran precio, o pendiesen de cortantes y cocineros, engordando en tinieblas, como los animales insaciables, y echando a perder, con la costumbre, los cuerpos, incitados a inmoderados deseos y a la hartura, con necesidad de sueños largos, de baños calientes, de mucho reposo, y de estar como en continua enfermedad. Cosa era ésta admirada".
Incrível, viu?! Para acabar com a obesidade mandou fazer restaurantes populares onde os ricos e os de outras classes deviam fazer suas refeições frugais; e academias onde malhassem seus corpos ao invés de passarem horas sentados e inativos. Suas leis tornaram os espartanos uma sociedade atlética e muito militarizada que disputava a liderança da região com Atenas onde a cultura dos habitantes era mais de estudos e a convivência mais democrática.
Licurgo fez mais coisas que vou comentar depois, porque são preocupações do nosso tempo.

Nenhum comentário: