terça-feira, 28 de setembro de 2010

E se cair na sua cabeça?!

Foi Isaac Newton quem primeiro percebeu que os corpos na abóbada celeste, no espaço, não precisavam ser guiados por anjos ou deuses, eles permaneciam suspensos no éter por uma super força, uma energia fabulosa, a gravidade.
É esta força que segura a Lua para não sair pelo espaço deixando a gente sem seu brilho prateado. Assim como é ela que mantém a Terra girando em volta do Sol sem se perder da família de planetas do Sistema Solar. Porém esta mesma força de gravidade faz coisas espetaculares.
Depois que foi lançado o telescópio espacial Hubble os astrônomos começaram a “ver” estrelas viajando a super velocidades, já encontraram 16, e neste meio do ano acharam a HE 0437-5439 em hipervelocidade, 40.000km por minuto; nosso Sol viaja a 12.000km/min. O que fez esta estrela andar tão depressa? (vai tirar o pai da forca?). A explicação dos astrônomos é a seguinte: “A estrela pode ter sido criada em uma espécie de "escorregão da natureza". A cem milhões de anos atrás, um sistema triplo de estrelas estava viajando através do movimentado centro da Via Láctea quando passou perto demais do gigantesco buraco negro localizado no centro da nossa galáxia. O buraco negro capturou uma das três estrelas e arremessou as outras duas para fora da Via Láctea. Em seu caminho para o exílio, as duas estrelas fundiram-se para formar uma estrela azul superquente viajando a velocidades incríveis”.
Essa história pode parecer ficção científica, mas os astrônomos do Hubble dizem que este é o cenário mais provável para a criação dessa estrela que viaja em hipervelocidade. É como uma bola que vem e o atacante acerta um chute de voleio, ela ganha ainda mais velocidade e é difícil do goleiro segurar.
“As observações do Hubble também confirmam que a estrela velocista vem do núcleo da Via Láctea, mas é difícil determinar seu ponto de nascimento. Quase todas as 16 estrelas em hipervelocidade conhecidas, todas descobertas de 2005 para cá, parecem ter sido expulsas do centro da nossa galáxia. Mas esta é a primeira observação direta ligando uma estrela hiperveloz à sua origem no centro da galáxia. A superquente estrela azul HE 0437-5439 foi arremessada para fora do centro da Via Láctea com uma velocidade suficiente para escapar da atração gravitacional da galáxia. A estrela proscrita está agora bem acima do disco da galáxia, a cerca de 200.000 anos-luz do seu centro. Seu destino será vagar pelo espaço intergaláctico”.
Meu irmão, a todo momento estão acontecendo coisas completamente fora de nossa interferência ou conhecimento. Então, é rezar sempre, sabe-se lá o que vem vindo por aí!

Nenhum comentário: