domingo, 5 de setembro de 2010

Reconheça o que está diante de teus olhos


No Evangelho de Tomé, que não está na Bíblia, vemos o mestre Jesus ensinando que não basta saber, precisa compreender e ver o que está além:
Jesus disse: "Reconheça o que está diante de teus olhos, e o que está oculto a ti será desvelado. Pois não há nada oculto que não venha ser manifestado."
Isto é interpretar, usar suas faculdades mentais para olhar um objeto por diversos ângulos. Imagine-se observando uma jarra com um arranjo de flores, agora ande um pouco para um lado, os detalhes mudam, uma flor que antes estava escondida agora aparece. Movendo-se para o lado oposto nota-se um detalhe no vaso incógnito até então. Um mesmo assunto vai ganhando novas propriedades, belezas insuspeitas e nos dá mais insights. Porém, como se pode ver, isto demanda ter tempo. Não sei de quem ouvi a frase: quem trabalha não ganha dinheiro; ela diz que numa vida aflita com tantos compromissos não se descobre a verdadeira fortuna.
Então leia de novo o que disse aquele que você chama de seu mestre – ore, você se diz cristão, é discípulo de Cristo, aprende com o Ele – e preste atenção: Reconheça o que está diante de teus olhos, e o que está oculto a ti será desvelado.

Nenhum comentário: