quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O Morto não pode fazer nada


Muitos homens e mulheres não se contentaram apenas em viver, mas estudaram a terra, o ar, o fogo e a água até tirar deles ferramentas que tornassem a vida dos outros humanos, os que apenas existem, menos brutal. Houve outros que pensaram a razão de estarmos aqui e encontraram remédios e consolo para o corpo e a mente dos que apenas sobrevivem. A vida é preciosa e, por isso mesmo, reflitamos um instante sobre a morte.
No Evangelho de Tomé, que não foi incluído na Bíblia, Jesus disse: "Prestai atenção àquele que vive enquanto estais vivos, para que, ao morrerdes, não fiqueis procurando vê-lo sem conseguir."
No estado de morto não se pode fazer nada, esta sendo julgado por seres superiores, e como no tribunal, tem de se calar e aguardar enquanto outros decidem nosso futuro.
Em todos os ensinamentos religiosos o futuro do réu será viver, ou como um aniquilado, sem interferir em mais nada, estado denominado segunda morte, ou voltando a atuar, a contribuir para os outros, situação chamada de vida eterna.
Segundo Tomé, enquanto andavam com Jesus "eles viram um samaritano carregando um cordeiro a caminho da Judéia. Então Ele disse a seus discípulos: 'Por que o homem está carregando o cordeiro?' Eles disseram-lhe: 'Para matá-lo e comê-lo'. Ele disse-lhes: 'Enquanto o cordeiro estiver vivo, ele não o comerá, mas somente depois que o tiver matado e que o cordeiro se tornar um cadáver'. Eles disseram-lhe: 'Ele não poderia fazer de outro modo'. Ele disse-lhes: 'Vós, também, buscai um lugar para vós no repouso, a fim de que não vos torneis um cadáver e sejais devorados".
Pensemos nisso, enquanto vivendo correndo.

Nenhum comentário: