quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Encontrando um Jardim do Édem


Voltando a falar da Bíblia e da arqueologia moderna, veja o que talvez tenha sido o Éden de nossos antepassados. Transcrevo um trecho do livro Atlantis, de David Gibbins, onde dois arqueólogos discutem o litoral antigo do mar Negro, quando o planeta se aquecia depois da última era do gelo:
"Ele olhou para o mapa durante alguns instantes, em silêncio.
- Estamos falando do período neolítico inicial, o primeiro período de exploração agrícola. Quais teriam sido as prováveis condições daqui?
- Nossos paleoclimatologistas têm feito horas extras trabalhando sobre isto. Eles fizeram uma série de simulações com todas as variáveis possíveis para reconstruir as condições ambientais entre o final do Plistoceno e a inundação. Eles acreditam que esta era a região mais fértil do Oriente Próximo.
- Esse poderia ser um quadro completamente novo da história da humanidade. Uma faixa de terra com uma largura de vinte quilômetros, centenas de quilômetros de comprimento, em uma das áreas-chave para o desenvolvimento da civilização".
O homem de 10 mil anos atrás vagava pela Terra procurando um lugar bom para viver. Já existia agricultura, mas ninguém queria repetir Adão que teve de plantar e colher com muito esforço, numa terra infértil e que só dava espinheiros. As margens do mar Negro eles encontraram uma terra fértil, muita água doce e pescado com fartura. Ali se fixaram e se multiplicaram por quase dois mil anos. Em tempo, Isto aconteceu 4.000 anos antes do personagem Adão.

Nenhum comentário: