sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dialética é a arte da esgrima espiritual


Quando vemos ou ouvimos falar de um advogado defendendo um evidente criminoso nosso senso de justiça se revolta. Mas no ensaio Lógica e Dialética (em espanhol) somos lembrados de um outro aspecto: a existência da ciência do convencimento.
"Se ha definido la Dialéctica como la Lógica de las apariencias, útil al objeto de la defensa contra argumentos falsos, aún cuando se tiene razón, se necesita la Dialéctica, para defenderla, y es necesario conocer los artificios deshonestos, para afrontarlos; es más: muchas veces emplearlos uno mismo para combatir al adversario con sus
propias armas".
A verdade, seja de que um humano agiu corretamente ou criminosamente, precisa ser provada, o que configura a necessidade de um contestador, este embate de idéias existe desde tempos imemoriais. É uma encenação feita por dois ou mais especialistas e nós somos meros espectadores.
"Por esto, en la Dialéctica presume tener la verdad a su lado; al encerrarla, para ambos la certeza se ha trasformado en duda: y es justamente el resultado de la disputa que debería establecer la verdad o confirmarla! Pues a esto la Dialéctica no se debe dedicar: Tal como en la esgrima no preocupa al juez quien tuvo derecho en la controversia que originó la pelea: golpear y defenderse, es lo que importa, lo mismo en la Dialéctica: es la arte de esgrima espiritual".
Então, quando vemos um esgrimista melhor encenando a defesa de um aparente criminoso dando uma surra de argumentos naquele que tenta atacar o caráter do acusado não nos devíamos melindrar de ver a verdade apanhando da mentira. Afinal, como perguntou retóricamente Pilatos: O que é a verdade?
Assim é que devemos ser agradecidos a Dialética, ela nos lembra, a nós humanos mortais, que só Deus - Aquele que é como um infinitamente grande computador - sabe todos os fatos envolvidos em um acontecimentos e, portanto não podemos nos arvorar em juizes por mais que a mídia nos encha de informações. Afinal não podemos ver a alma humana, de onde ela vem, e o que trás do passado.

Nenhum comentário: