sábado, 1 de maio de 2010

Lendo o que faz bem


Nélida Piñon, escritora de 20 livros e a primeira mulher a ser presidente da Academia Brasileira de Letras, numa entrevista a Isto É de 24/02/2010, falou da falta de conteúdo e técnica dos escritores de agora: “São livros insignificantes, medíocres, que não o comprometem com o seu destino”.
Ela diz que os autores antigos tinham o que nos dizer: “Para se entender quem somos, deve-se ler Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, e William Shakespeare estabeleceu pautas morais, até metafísicas. Lendo-se o romance Guerra e Paz, do escritor russo Leon Tolstoi se compreenderá tudo o que Napoleão Bonaparte não soube entender”.
Um bom livro é uma viagem, mas mais do que isto. Numa época em que a ansiedade nos aflige tanto e a meditação fica tão difícil de alcançar, ler um livro acalma nossa mente, nos desliga das aflições e temores, e nos dá satisfação. A geração mais jovem, que vai viver num mundo de desenfreadas preocupações, não está sendo preparada para encontrar consolo em um bom livro.
“As pessoas não entendem o que lêem. A leitura induz a processar conceitos. Se ao ler não se entende o que o escritor está dizendo e não se exerce a crítica diante do que lhe está sendo dado, não apreende e passa a ser apenas um escravo da informação”.
Lembra quando começou a dirigir? Como era difícil lidar com os pedais, a direção e ainda manter os olhos e a atenção no trânsito. Quem não sabe ler é assim. Um bom leitor é como um surfista tarimbado voando na crista de uma onda ou em seus túneis, deslisa sobre as palavras percebendo o enredo, o fundo ético, comparando com sua própria história e descobrindo verdades que ainda não vira. O leitor que não conhece as palavras e se arrasta no texto não conseguirá fazer do livro um companheiro para as horas solitárias, tristes ou dolorosas.

Um comentário:

Big Cooker disse...

Belo texto, belo post Joseadal, valeu pela informação e a própria auto análise! Todos deveriam ler bons livros, o problema é saber escolher quais....quanto a entender o que estar lendo, é por isso q e nao dexio de usar o bom e velho dicionário, é como um GPS de hojde e dia..ele vai te mostrando o caminho...rs

Em poucas palavras, a leitura é libertadora!!

Grande abraço!

BIIG.