sábado, 22 de maio de 2010

A Cristandade e o Cristianismo


A novela A Cruzada do Ouro conta:
“Mesmo antes das invasões bárbaras, a Igreja tinha começado a se apropriar de templos em Roma e a despojá-los de seus artefatos, logo depois da conversão de Constantino ao cristianismo no século IV d.C".
Ora, não se pode esquecer que o cristianismo nasceu do judaísmo e que cresceu em meio aos cultos pagãos do império romano. Impossível não ter incluído festas, e crenças. Então, quando Constantino mudou a capital para Bizâncio, na Ázia, os ensinamentos do profeta judeu Jesus (que para mim foi mais que um pregador iluminado, é um ser espiritual muito alto - tão próximo de Deus que eram um só - que encarnou como homem) foi se mesclando cada vez mais com outras formas de religião. Muitos entendem que isto desfigurou o cristianismo, mas penso que acrescentou, incorporou mais conceitos.
Um caso importante é comentado na mesma novela: "A partir do século VIII d.C., os comerciantes escandinavos começaram a penetrar nos rios da Europa central e oriental, do Vístula no Báltico até o Dnieper no mar Negro. Eles buscavam riquezas incalculáveis, os fabulosos tesouros do Oriente, uma procura por prata e pedras preciosas que os levou para a Ásia Central e bem profundamente para dentro do mundo do Islã. Finalmente eles fundaram o reino viking de Rus, a origem da Rússia moderna. De sua fortaleza em Kiev, eles estavam muito perto do lugar chamado Michelgard, a Grande Cidade, uma jornada perigosa pelo Dnieper, mas a chave para riquezas jamais sonhadas estava lá, em Constantinopla."
Os vikings percorreram mais de 3.000 km e viveram com seu modo espalhafatoso bem no meio dos cristãos que, ali, já estavam impregnados das tradições e da mitologia dos cultos gregos. À Jesus, Maria, José, os apóstolos e santos juntavam-se sincreticamente Zeus, Apolo, Atena e, agora, Thor e seu machado de guerra.
As religiões são uma mescla de antigas adorações.

Nenhum comentário: