terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Estragos todos os anos

A revista Planeta Terra de O Globo de julho de 2010, trouxe o artigo Rios Voadores, explicando a tal Zona de Convergência do Atlântico Sul. Olhe só: “A ação do Sol sobre a região equatorial do mar evapora grande quantidade de água, 10 trilhões de metros cúbicos por ano. Parte cai como chuva sobre a floresta Amazônica e outra segue até encontrar a cordilheira dos Andes onde cai como neve. Porém a maior parte da chuva que cai sobre a floresta (75%) volta a evaporar e segue adiante”.
Um esquema perfeito, não fosse o desmatamento da Amazônia e o gradual aquecimento global. Continue lendo: “O clima não é só atmosfera, é o oceano, o Sol, a Terra e as florestas. A região amazônica vem perdendo a capacidade de armazenar grande parte da umidade o que faz com que o rio voador corra mais depressa provocando tempestades severas no sul e sudeste do Brasil”. Os fenômenos La Niña e El Niño agora estão turbinados e os efeitos serão mais perdas humanas e mais despesas para consertar estragos.
Já observou? A gente não tem visto chuva, tem assistido são trombas d’água. Nuvens carregadas de muita água derramam tudo em um lugar causando estragos que eram raros de acontecer. Agora estão acontecendo todos os anos.
Eu e você somos responsáveis. Façamos cada coisa gastando um momento para refletir: como isto vai piorar nossa vida no planeta.

Nenhum comentário: