domingo, 25 de outubro de 2009

Minha anima


Quem sou? Por que, como homem, sou tão racional mas em certos momentos fico supersticioso ou emotivo (nas mulheres se dá o oposto)?

O psicanalista Carl Jung atribui estas mudanças de comportamento à duas forças que são partes de nossa personalidade, a sombra - lembranças de outras vidas que estão em nosso inconsciente - e a anima (na mulher é animus). Sobre esta ele disse: "A anima pode conferir algumas idéias muito estranhas; ela pode, por exemplo, conferir aquela peculiar qualidade que faz com que um homem leve sua vida como um tipo de aventura ou missão, fazendo da tarefa o objetivo de sua vida inteira. Um indivíduo romântico vai aos estudos ocultos como se fosse uma missão, organizada como as aventuras de cavaleiros buscadores, e isso é trabalho da anima. A anima não se ocupa somente com nonsense, ela também é a femme inspiratrice: ela dá a um homem idéias muito grandiosas e impulsos generosos, ela pode fazer da vida de um homem algo grande e nobre, não meramente um pacote de disposições. É verdade que quando a anima está por trás de um homem deixa a sensação de que o incentivo é de algum modo errado, ou como se realizasse a ação com apenas a metade de seu cérebro, como se não fosse o homem inteiro, sua personalidade completa".

Por que procurar tantas informações? No livro bíblico de Provérbios, diz: "Escutem! A sabedoria está gritando nas ruas e nas praças, 'Gente Louca! Eu chamei e convidei, mas vocês não me ouviram nem me deram atenção. Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranquilo e não terá motivo de ter medo de nada'". Quanto mais sabemos sobre nós mesmos, melhor, não acha?

Um comentário:

smeraldalili disse...

Foi comprovado que a mulher tem o sexto sentido , que é a parte intuitiva, mais denselvovida do que no homem. Por isto não custa nada ouvir atentamente quando uma mulher o aconselha em algo que ela está intuindo.Depois com o tempo vai se comprovando a veracidade do que ela disse intuitívamente. Muito lindo o seu blog. smeraldalili