sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Falando dos Sonhos


Deixe-me te passar algumas considerações sobre sonhos feita por Jung.
“O sonho é uma coisa vivente, de modo algum uma coisa morta que ressoa como papel seco. É uma situação viva, como um animal com tentáculos, ou com muitos cordões umbilicais. Nós não percebemos que, enquanto estamos falando dele, ele está produzindo. Eis porquê os primitivos falam de seus sonhos, e o porquê de eu falar de sonhos. Nós somos movidos pelos sonhos, eles nos expressam e nós os expressamos, e há coincidências ligadas com eles. Nós não os perceberíamos se eles não fossem de uma peculiar regularidade, não como aqueles experimentos de laboratório, mas uma espécie de regularidade irracional. O Oriente baseia muito de sua ciência nesta irregularidade e considera as coincidências como bases confiáveis para o mundo, preferencialmente à causalidade. Quando o inconsciente usa uma figura é porque tem em vista ela e não eu. Não há razão para acreditar que o inconsciente não diz o que quer dizer; penso assim em aguda contradição com Freud. Eu digo que o inconsciente diz aquilo que quer. A natureza nunca é diplomática. Se a natureza produz uma árvore, é uma árvore e não um poste para um cachorro urinar. E assim o inconsciente não faz disfarces, isso é uma dedução nossa.
Mas quando sonhamos com uma pessoa distante ela é mais provavelmente uma mera imagem que tem a haver só com você mesmo. Alguém com o qual você está imediatamente conectado pode causar grande distúrbio em sua atmosfera mental e, portanto, você está perfeitamente certo em presumir que a pessoa remota é somente uma imagem no sonho referindo-se inteiramente a você mesmo. O termo para isto é participation mystique do filósofo francês Lucien Lévy-Bruhl (1857-1939) cuja definição é: "conexão psicológica na qual o sujeito não pode distinguir claramente entre ele e o objeto, mas está atado a ele por uma relação direta que atinge uma identidade parcial". Se você sempre interpretasse o objeto como subjetivo, isso tornaria sua vida relativa e ilusória; você estaria completamente isolado porque teria destruído as pontes que o ligam à realidade. Eu devo insistir no valor objetivo de tais imagens objetivas.
Muitas pessoas pensam que são muito boas e que a substância negra é quase não-existente nelas e, no entanto, elas possuem vasta quantidade dela, sendo humanas! Se elas sonham com uma ovelha negra, a ovelha negra não é importante, mas chamá-las de ovelhas negras é importante em excesso e é muito melhor que elas tomem isto para si mesmas. Assim, se você sonhar que seu melhor amigo é uma ovelha negra, isso significa que ou você é uma ovelha negra, ou o amigo é, ou há sujeira entre vocês.
A descrição da localidade também é muito importante; o lugar onde o sonho se passa, seja hotel, estação, rua, bosque, debaixo d'água, etc., faz uma tremenda diferença na interpretação. A casa repete-se freqüentemente como um símbolo nos sonhos, e geralmente significa a atitude habitual ou herdada, o modo habitual de vida, ou algo adquirido, como uma casa, ou talvez o modo pelo qual vivemos”.

Nenhum comentário: