sexta-feira, 25 de junho de 2010

Epicuro foi um grande mestre


Epicuro foi um grande mestre por ter uma visão límpida do que é verdadeiramente importante nesta nossa curta vida. Ele insistia que a causa de muitos males residia numa vida enclausurada numa casa ou cercada pelas construções em uma cidade. A raça humana precisa se voltar para suas origens, a natureza, para se sentir bem.
" Quando te angustias com as tuas angústias, te esqueces da natureza: a ti mesmo te impões infinitos desejos e temores".
O amigo Reginaldo me falou de um livro que para mostrar a origem de nossos sofrimentos nos compara a uma planta ou um animal. A goiabeira é o resultado de uma necessidade em um ecossistema e a ela se basta ser assim como é, com seu tronco liso, folhas ásperas e produzindo frutos suculentos cheios de sementinhas; ela não quer produzir maçãs. Epicuro ensinou isso dizendo assim: "Consideramos um grande bem o bastar-se a si próprio, não com o fim de
possuir sempre pouco, mas para nos contentarmos com pouco no caso em que não possuamos muito, legitimamente persuadidos de que desfrutam da abundância do modo mais agradável aqueles que menos necessidades têm, e que é fácil tudo o que a natureza quer e difícil o que a vaidade exige. Se queres enriquecer, não busque acrescentar riquezas a tua vida, diminui-lhe os desejos. A quem não basta pouco, nada basta. Não deves corromper o bem presente com o desejo daquilo que não tens".
Perceba que Epicuro não era um instrutor cristão, Jesus só nasceu 300 anos depois. Existem duas explicações para a sabedoria de Cristo: ter trazido do mundo espiritual, de uma dimensão mais avançada, tudo o que ensinou ou ter tido facilidade em apreender, em sua pouca idade, os melhores ensinamentos dos filósofos que o precederam. Veja este ensinamento do mestre Jesus: "Eu mando vocês como ovelhas para o meio dos lobos, sejam prudentes como a serpente e sem maldade como a pomba". Agora compare com o que Epiduro havia ensinado antes.
"De todas estas coisas, o princípio e o maior bem é a prudência, da qual nascem todas as outras virtudes; ela nos ensina que não é possível viver agradavelmente sem sabedoria, beleza e justiça, nem possuir sabedoria, beleza e justiça sem doçura".
Veja que pensamento lindo: "O homem que tenha alcançado o melhor da espécie humana será honesto mesmo que ninguém se encontre presente".
Epicuro ensina que se há uma necessidade nos humanos ela é a amizade: "De todas as coisas que nos oferece a sabedoria para a felicidade de toda a vida, a maior é a aquisição da amizade. Devemos escolher um homem bom e tê-lo sempre diante dos olhos, para vivermos como se ele nos observasse e para fazermos tudo como se ele nos visse".
Esse é o cara! Ou melhor, um deles, um dos bons.

Nenhum comentário: