sábado, 27 de fevereiro de 2010

Talvez você diga que sou um sonhador


Augusto Cury é psiquiatra e um escritor razoável.
Como é que posso falar isso de um sujeito que já vendeu 7 milhões de livros? É que O Vendedor de Sonhos repete o que já se sabe. Vende tanto porque fala do que as pessoas estão pensando agora. "Peço-lhes que ampliem os horizontes da mente para respeitar e exaltar sua condição de seres humanos. Meu maior sonho é formar uma rede de humanos sem fronteira em todas as nações".
Lembra? John Lenon cantou isto mesmo.
"Imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz.
Talvez você diga que sou um sonhador, mas não sou o único"
É sempre importante ter alguém repetindo com outras palavras o que o mestre Jesus disse: "Meu reino não é deste mundo" e "Amai-vos como eu vos amei". É simples assim e não acrescente nenhum, mas...
Então, o personagem de Cury cita três princípios: "temos o compromisso vital de defender a espécie humana e o meio ambiente, apoiar toda forma de inclusão (lembra Francisco de Assis? 'onde houver discórdia que eu leve a paz') e respeitar e apoiar o diferente".
Será que ainda não está no momento de se viver assim?
Me lembro de um trecho do livro de santo Agostinho, Cisdade de Deus. O sumo sacerdote da religião pagã romana, Volusiano, tendo fugido para Cartago quando Roma foi saqueada por Alarico culpou os ensinamentos do mestre galileu, que se espalharam pelo império, como responsável pelo sucedido (está em espanhol): "de ninguna manera convienen al Estado la predicación y la doctrina cristiana, porque ensina como no devolver a nadie mal por mal, presentar la otra face a quien te abofetea en la derecha, dejar también el manto a quien quiere litigar contigo para arrebatar la túnica y caminar dos millas con quien te ha contratado para una. Tais ensinos son nefastos para la conducta del Estado, y se oponen al bien de la República. Si el enemigo arrebata una provincia del Imperio, ¿habrá que renunciar a reconquistarla
con las armas? Si han sobrevenido tales desventuras al Estado, es evidente que la culpa la tienen, los emperadores cristianos por observar la religión de Cristo".
Como diz no livro de Cury: "Os líderes, políticos e empresários, pensando como bons humanos solucionariam em um mês dois terços dos problemas da humanidade".
- Ah, isto eu já sabia!
Então faça e fale para os outros. Eu vou.

Nenhum comentário: