quinta-feira, 23 de julho de 2015

Um futuro tenebroso. Mas também pode ser muito bom.

A História nos dá certo alento, ou conforto. Muita coisa ruim está acontecendo. Então em nossa experiência de 30 ou 70 anos achamos que só vai piorar. Mas pode ser diferente.
No livro A Canção da Espada, de Bernard Cornwell, o personagem é um saxão e neste trecho (p. 151) ele anda pela Londres de 878 que fora construída pelos romanos a partir do ano 40 e.c. Em sua época os habitantes da Inglaterra construíam casas e palácios com paredes de barro e cobertos de sapé. Por isso ele se admira das antigas construções:

“Nossos passos ecoavam nas casas altas que tinham pelo menos três andares. Algumas possuíam um belo trabalho em pedra e pensei em como o mundo já fora cheio desse tipo de habitação. Lembro-me da primeira vez que subi uma escadaria romana, de como a sensação era estranha. Agora o mundo era esterco, palha e madeira estragada pela umidade. O mundo inteiro apodrecia enquanto escorregávamos da luz para a escuridão, chegando cada vez mais perto do caos negro em que tudo terminaria”.

Mas ele estava errado, é só andar por Londres de hoje. E nós que presenciamos a violência, a corrupção e o liberalismo com os costumes, vemos para diante um futuro tenebroso. Mas também pode ser muito bom. A História nos dá essa esperança.   
























Nenhum comentário: