sábado, 11 de julho de 2015

Fiquei chocado.

“Quando ficava zangado fechava os olhos com os dedos, como se estivesse numa profunda meditação, depois dizia: muito bem garota, muito bem. Eu já sabia o que estava por vir”.
São palavras da personagem Madaline, no livro O Silêncio das Montanhas, de Khaled Hosseini (p. 253). Um relato íntimo e a opinião de uma mulher que escolheu caras errados.
“Depois, conheci outros homens como ele. Gostaria de não ter conhecido, mas conheci. Aprendi que basta ‘cavar um pouco’ e eles se mostram todos iguais. Alguns são mais educados, podem ter um pouco de charme – ou muito – e enganar a gente. Mas são todos garotos infelizes chafurdando na própria raiva”.
Vivo há tantos anos com Lili e, pelo que ela me fala, também eu, sob a capa de homem liberal e compreensivo dorme um transformador de mulheres. O homem escolhe a mulher pelo que ela é, mais o que idealiza, e na convivência ele tenta por todos os meios transmuda-la em outra.

"Eles se sentem enganados. Creem que não tiveram a parte que mereciam nessa vida. Que ninguém os amou bastante. Claro que deseja que a gente os ame. Querem ser abraçados, ninados e tranquilizados. Mas é um erro conceder-lhes isso. Porque eles não conseguem aceitar. Não conseguem aceitar exatamente aquilo de que precisam. E acabam odiando você por isso. O ódio desses homens não tem fim, porque não tem limite, nunca terminam: a infelicidade, os pedidos de desculpa, as promessas, as negações, toda essa nojeira”.
Fiquei chocado.


















Fiquei chocado.

Nenhum comentário: