quinta-feira, 25 de março de 2010

Quanto mais leio, menos sei.


Como pode ser assim? José Castello, colunista do O Globo, explica (ou complica): "Em vez de nos tornar mais sábios, a leitura nos dá a dimensão de nossa ignorância". Sabe, é assim mesmo. Se não lesse jamais teria sabido do judeu Walter Benjamin, quem ele foi, o que disse e sua importância para mim.
Castello lê vários livros por semana e diz: "Quantos livros não li! Quantos jamais lerei! A visão do que me escapa me massacra".
Não precisamos chegar a tanto, basta começar um livro. Se não lhe interessar deixe-o de lado e pegue outro. O livro deve nos parecer com alguém que fala bem e que temos prazer em ouvir. Teime, leia outro. Então acontecerá encontrar um assunto ao qual vais querer entender melhor e isto te fará buscar outro livro.
Então viverás outra experiência, a de surfar na leitura. As palavras que eram sozinhas juntam-se mais e tornam-se idéias e visões. Neste ponto ao abrirmos um livro ele se transforma num tapete mágico. O leitor neste estágio nem percebe que seus olhos estão juntando silabas, pois as frases virarão vídeos e música.
Pronto aí ninguém te segura mais, és um leitor, um sonhador.

Nenhum comentário: