sábado, 23 de janeiro de 2010

Os amigos e a busca da Sabedoria


Deus me permitiu ter, e me esforço bastante para consegui-los, muitos amigos.
Porém, me empenho mais ainda para ter Sabedoria. Não é fácil adquiri-la. Já em Provérbios (1:20-22), na Bíblia, diz: “Escutem! A Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças: Gente louca! Até quando terão prazer em zombar da Sabedoria? Será que nunca a aprenderão?”
Lendo Solilóquios, de Aurelius Agostinho, me deparei com uma importante relação: amigos e Sabedoria.
Neste livreto o mestre dialoga consigo mesmo. Vou te mostrar um pedaço:
“- Agora me diz; por que queres que permaneçam contigo teus amigos?
- Para buscar através do companheirismo desinteressado o conhecimento de Deus e da alma. Juntos, aquele que chegasse primeiro à verdade anunciá-la-ia aos outros.
- E se teus amigos não quiserem dedicar-se a esta busca?
- Eu lhes darei razões para procurar a Sabedoria.
- E se eles não puderem buscá-la, talvez porque imaginem já a conhecerem, ou por acharem ser impossível encontrá-la ou por terem outras preocupação e necessidade?
- Então aproveitarei da convivência deles da melhor forma possível.
- E se com sua presença eles te desviarem da busca da Verdade, preferirás ficar com eles?
- Certamente que não!
- Logo, estás querendo a companhia deles como um meio de alcançar a Sabedoria.
- Penso que sim.
- E se tiveres certeza de que teu modo de vida é um obstáculo ao alcance da Verdade, vais querer prolongá-lo?
- Absolutamente, procurarei com todas as forças abandonar os maus hábitos”.
Quer um discurso mais claro? Não podemos permitir a ninguém nos desviar da busca pela elevação de nosso espírito, ou de quem somos como espírito.
E voltando aos Provérbios (4:7): “Para ter Sabedoria é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão”.

Nenhum comentário: