quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Como funciona, emocionalmente, nosso cérebro?


Até agora se sabe que temos cinco neurotransmissores: dopamina, serotonina, noradrenalina, acetilcolina e gama-aminobutírico. Elas são substâncias bioquímicas que dão o toque emocional aos nossos pensamentos. As células cerebrais têm filamentos que se conectam, sem se tocar, por sinápses, um espaço. No fim do filamento fica um bulbo chamado pré-sinápse que tem cinco funções: receber o potencial de ação em forma de carga elétrica (o pensamento), produzir o neurotransmissor (cada neurônio produz um tipo), armazená-lo em vesículas (bolsas), envia-lo junto com o pensamento para a sinápse, e recaptar (coletar o que sobra na sinápse).
O filamento de outro neurônio também tem um bulbo, o pós-sináptico, com receptores do neurotransmissor que abre caminho para o pensamento.
A dopamina faz que as ações de uma pessoa fiquem carregadas da sensação de magnificência, poder; a noradrenalina acrescenta euforia as ações; a serotonina dá prazer; acetilcolina aumenta a atenção; e gama-aminobutírico induz excitação.
Cada indivíduo nasce com uma programação que regula a quantidade de células para cada neurotransmissor o que é muito importante na formação do tipo psicológico dele. Doenças, traumas emocionais e (para o espiritualista), o karma (o que está determinado se passar) bagunçam o equilíbrio dos neurotransmissores, aí é "um Deus nos acuda".
Aprendi isto no livro Comportamento Canino, mais uma razão para dizer que eles são os nossos melhores amigos.

Nenhum comentário: