domingo, 15 de novembro de 2009

Evolução de novas formas de vida



Há 250 milhões de anos, época que a geologia denomina fim do Permiano e início do Triássico, aconteceu uma tremenda extinção da vida, tanto no mar quanto na terra firme. Doutores especializados se dividem sobre as causas. Uns dizem que a extinção foi gradual e causada por um fungo que se disseminou pelo planeta. Outros defendem uma mortandade rápida causada por um choque de um cometa ou asteróide com a Terra. Um terceiro grupo acha que houve as duas coisas em um período de 5 milhões de anos o que eliminou 96% dos seres que a Natureza havia desenvolvido com muito esforço e por necessidade.
Era tempo da Pangea, um só grande continente. Os animais da época evoluíram vagando por um enorme terreno continental e por um só oceano. Eram feios os animais que se desenvolveram naquela vez. Na terra seca os Lystrossauros e no mar os braquiópodes Língula. De alguma forma aquele ecossistema primitivo deu margem para o surgimento daqueles feiosos. Mas então o clima começou a mudar (daquela feita o homem não foi o culpado) e morreram quase todos. Mas a vida subsistiu em formas bem simples no planeta. O apóstolo Paulo falando de outra coisa descreve sem querer o que aconteceu há 250 milhões de anos: “Quando se semeia uma semente na terra ela só brota se morrer e o que está semeado não é o corpo que vai se desenvolver”.
A Pangea começou a se fracionar. Os continentes separaram-se vagarosamente. Ecossistemas diferentes se formaram e a vida, desenvolvendo-se em terrenos isolados evoluiu em muito mais espécies e bem mais bonitas. Agora, passado 250 milhões de anos, o homem, o ápice desta nova evolução da vida no planeta, se arvora em um deus e muda o clima e mexe com os ecossistemas. De novo corremos o risco de ver a vida no planeta correr um sério risco de desaparecer. Talvez para surgir seres mais belos?
Há alguns anos, em Juiz de Fora, visitei o médico de uma clinica Antroposófica e fiquei intrigado quando ele me falou que sua seita acredita que desde que a Terra surgiu das forças de gravidade e centrifugação, e depois que a vida foi plantada no planeta já se desenvolveram várias raças de seres inteligentes, cada uma dominando um período evolutivo. Ele disse isto tudo de modo muito complicado e, eu mesmo, não tinha a menor noção destes períodos de ecossistemas, mal conhecia os períodos geológicos.
Agora cientistas usando programas de computador tentam desvendar como será o novo reagrupamento dos continentes, o fim dos ecossistemas atuais e os seres que se desenvolveram sob as novas condições do planeta.

Nenhum comentário: