segunda-feira, 22 de junho de 2015

Sou feliz no que faço?

O filósofo pós-moderno Domenico De Masi diz em seu livro O Futuro do Trabalho:
“As organizações produtivas são fábricas de infelizes porque constrangem os seus dependentes a serem eficientes e competitivos a todo custo. O mundo dos negócios e do trabalho hoje é como uma selva. Toda manhã, na África, uma gazela desperta. Sabe que deverá correr mais depressa que o leão ou será morta. Toda manhã, na África, um leão desperta. Sabe que deverá correr mais do que a gazela ou morrerá de fome. Quando o sol surge, não importa se você é um leão ou uma gazela: é melhor que você comece a correr”.

Desde que surgiu na Terra o ser que pensa percebeu que precisava trabalhar e ser eficiente, senão morreria de fome ou seria devorado por um bicho. Acordar e ter de ir trabalhar é imemorial.
Quando o ciclista sai pedalando pelas roças, bem cedo, já encontra o trabalhador vindo do curral onde tirou leite das vacas, alimentou-as e soltou os bezerros para mamar o resto do leite. A gente para, conversa com ele e vai embora sabendo que o dia de trabalho daquele homem vai até escurecer. Para um advogado, um médico ou um operário sua atividade profissional poderá leva-lo a passar toda noite em claro. O trabalho sempre houve. Mas a infelicidade no trabalho, não. O que está acontecendo agora que está tornando as pessoas depressivas e infelizes? Diz aí!  

Um comentário:

www.elianedelacerda.com disse...

Amigo,
agradeço sua visita ao meu blog!
Concordo com vc nesse texto lindo e muito bem elaborado!
As pessoas estão mais depressivas, sinto também que as famílias já não estão marcando almoços, jantares, reuniões tão importantes para nossa vida!
Eu vivi tudo isso, amava meus avós e convivi com meus pais até seus últimos suspiros!
Gostei muito desse seu cantinho, voltarei sempre!
Avise-me sempre que tiver post novo,ok?
Engraçado, qdo vc passou na Câmara para pegar o seu diploma, tive vontade de conhecê-lo, achei interessante ser teólogo, senti uma simpatia e uma vontade de conversar contigo!!!!
Nada é por acaso, agora estamos conversando, n é verdade?
Bjus uma semana de muita luz no coração!
http://www.elianedelacerda.com