terça-feira, 27 de julho de 2010

Violência por Ganância


"...não havia sido um trabalho de fanáticos mas um calculado ato de vingança pessoal, mais um horrível episódio em um mundo onde uma ideologia extremista estava sendo substituída por ganância e vendeta como a principal causa da instabilidade mundial".
Isto é um trecho do livro Atlantis, outra obra do escritor David Gibbins que estou tendo o prazer de ler. Ele fala com persepção da mudança do foco provocador de matanças entre humanos.
No século 20, quem viveu boa parte dele como eu, viu os atos covardes praticados por gente violenta contra outras pessoas por causa de ideologias. Milhões de vidas foram ceifadas quando o ideal do comunismo se espalhou pela Rússia perseguindo e matando os dissidentes políticos ali e depois em outros países. Ou como a crença nazista de uma raça humana superior causou o genocídio de milhões de judeus europeus.
Mas os que vivem no século 21, e eu enquanto por aqui estiver vivendo, vamos testemunhar muitas mortes causadas por ganância, seja para controlar campos de petróleo, seja para manter os ganhos absurdos com a venda de drogas e, mais na frente, não sei quando, para ter o domínio de reservas de água doce.
Êta mundo sem paz! Quando é que este planeta e seus habitantes vão se regenerar?

Nenhum comentário: