sábado, 16 de maio de 2009

Os mestres Jesus e Sócrates


Durante a semana Santa, o canal de TV National Geografic passou vários filmes falando das pesquisas científicas sobre a vida de Jesus de Nazaré. Em certo momento, num desses filmes, disseram que foi a ressurreição que deu magnitude a vida do mestre judeu. Concordei. Que notícia mais auspiciosa do que contar para as pessoas que a morte pode ser vencida! Que é fato, um mortal voltou do mundo dos mortos e abriu a oportunidade para todos nós!
Isto explica, por exemplo, como um homem tão correto, um mestre tão diligente, sofre morte injusta e não muda o mundo como Jesus mudou. Falo, novamente, de Sócrates e aqui termino as considerações sobre ele. Acabei de ler o que seus discípulos escreveram dele. Xenofonte conta que quando o discípulo Hermógenes insistiu com o mestre para que ele pedisse um outro julgamento, ele respondeu: “Se julgam os deuses mais vantajoso para eu deixar a vida desde já, por que haveria de querer mudar seus ditames?” Agora veja o raciocínio dele: “Não sabes que até o presente, humano algum viveu melhor que eu? Se vivesse mais, seria forçosamente obrigado a pagar meu tributo à velhice. Veria e ouviria menos, a inteligência se me turbaria, mas custoso ser-me-ia aprender, mais fácil esquecer e assistir ao definhamento de todas minhas prerrogativas; viver já não seria viver. Estou certo que morrendo hoje os sentimentos que inspirei aos homens não serão esquecidos. Render-me-ão, tenho certeza, o testemunho de que nunca fiz mal a ninguém”.
Como foi diferente a morte do mestre de Nazaré! Mateus, um de seus apóstolos, conta o que ele disse poucos dias antes de sua morte: “Olhem, nós estamos indo para Jerusalém, onde o Filho do Homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e professores da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos não-judeus. Estes vão zombar dele, surrá-lo e crucificá-lo, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. Na véspera de seu julgamento injusto, comendo a ceia noturna e bebendo vinho, ele disse: “Bebam todos vocês porque isto é meu sangue que é derramado em favor de muitos para o perdão de pecados. É o sangue que sela o acordo feito por Deus com seu povo. Eu afirmo que nunca mais beberei deste vinho até o dia em que beberei com vocês um vinho novo no reino do meu Pai”.
Diferente de Sócrates, um homem bom que morreu injustamente e nem se defendeu porque entendia que sua morte era uma decisão divina e um jeito de evitar a decrepitude da velhice, Jesus anunciava que sua morte seria um magnífico marco na humanidade, o selar de um acordo do Supremo Senhor de todos os mundos com a humanidade. Novamente, na pequena vila de Betânia, próximo a Jerusalém, na manhã do dia em que foi preso, ao ser perfumado por uma mulher, falou como sua morte seria conhecida por toda humanidade em todas as gerações: “Lembrem-se disto, em qualquer lugar do mundo inteiro onde as Boas Novas sobre minha vida for anunciado, será contado o que esta mulher me fez”.
Sócrates influenciou o pensamento humano. Foi um daqueles iluminados, um filósofo que ajudou o ser humano a se conhecer melhor. Seu conceito sobre a alma aprisionada no corpo perdura até hoje e suas lições sobre comportamento público, moral dos governantes e ética em todas as atividades tornou o mundo menos selvagem.
Mas Jesus mudou o mundo como nenhum dos antigos filósofos e mestres. Deu ao ser humano uma noção mais vívida de que este mundo tridimensional, material, não é o único e que nossa vida não se acaba, por isto temos uma séria responsabilidade em nossas ações.

Estou lendo um bocado! Sempre vou comentar com vocês o que li e aprendi.

Nenhum comentário: