sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

DIA DO BATISMO E DOS REIS MAGOS

Nos tempos antigos, na colheita, deixava-se propositalmente para trás um restolho. Os necessitados vinham após os ceifeiros e colhiam o que ficou nos campos. O pesquisador é assim, não deixa nada para trás.

Na postagem passada contei que o livro Receber o Espírito Santo me ensinou que os cristãos do primeiro século comemoravam o Batismo de Jesus por João no dia 6 de janeiro. Hoje, esse dia é comemorado como o Dia de Reis. Fui procurar migalhas perdidas.
No site da Canção Nova sob a palavra Epifania do Senhor, diz que nesse dia os cristãos celebravam isso. Epifania significa manifestação, se dar a conhecer. Então, explica que no Oriente: Grécia, Turquia, Armênia, Rússia, os cristãos comemoravam o Batismo de Jesus por João. Foi naquele momento que o jovem carpinteiro de Nazaré se tornou conhecido como "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".
No Ocidente, Europa e África, comemorava-se a visita do reis magos ao menino e sua mãe. Ali ele foi revelado como o Messias esperado.
Na se comemorava o Natal, foi só em 353 que os bispos decidiram coincidir essa data com a festa tradicional em 25 de dezembro.
Não sei porque perco tempo pegando essas coisas que ninguém quer saber.

Nenhum comentário: