sábado, 25 de abril de 2015

É preciso aquietar os pensamentos.

Estou terminando de ler O Segundo Círculo do Poder, de Carlos Castañeda onde aprendi muito.
Existem dois caminhos, com muitas variações, para nos tornarmos melhores pessoas, o religioso e o ético. O primeiro é uma busca por uma revelação o segundo é um empenho pessoal. Esse livro fala de uma terceira via, a procura de capacidades mágicas possuídas por nós e não utilizadas.
Na via religiosa, por exemplo, tem o seguinte conselho (Provérbios 6:6): “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio”. 

Na via mágica esta ação chama-se contemplar (p.216): “Depois nos fez contemplar criaturas vivas, em movimento. Disse que os pequenos insetos eram, de longe, os melhores objetos de observação”. Para que serve esta fixação? “Contemplar fortalece a segunda atenção e os pensamentos se aquietam. Sem preocupações a atenção primária se enfraquece e a segunda, de repente, acorda e faz parar o mundo para nós. Não é fácil se absorver numa coisa simples sem nos distrairmos. Para uma meditação real é preciso aquietar os pensamentos”. Algumas coisas ajudam: “O corpo tem de ficar completamente descontraído. Os olhos não devem se fixar no objeto, nesse caso o inseto. O melhor é ficar com os olhos semicerrados e observar com o canto esquerdo dos olhos”.

O objetivo é descansar a mente e renovar as células do corpo e mudar um comportamento por outro mais feliz. Parece que a verdade, uma coisa só, tem três ou mais caminhos para se chegar a ela.   

Nenhum comentário: