quarta-feira, 29 de julho de 2009

Evangelho de Maria Madalena (fragmento)


Acabei de ler um livro apócrifo, o evangelho segundo Maria Madalena. É pequeno porque só foi encontrado um fragmento do manuscrito.

O ser humano sempre foi muito inventivo e nos primeiros cem anos depois da ascensão de Jesus alguns de seus seguidores escreveram o que se dizia sobre o Mestre e qo ue mais lhe tocava o coração, misturando estes ditos com seus próprios pensamentos. Lembre que não era fácil escrever naquele tempo, poucos sabiam ler e escrever e o material precisava ser preparado pelo próprio escritor: o estilete, geralmente um bambu fino com ponta que era molhada em tinta, e este líquido, preparado por ele mesmo, precisava ser uma mistura que aderisse e não soltasse do pergaminho que podia ser um pedaço de pano ou de couro bem delgado; não dava para sair de casa e simplesmente comprar na papelaria. Escrever uma história sobre Jesus ou qualquer outro tema exigia um forte desejo do candidato a escritor. Depois de pronta ele mandava o escrito para outro cristão, em outra cidade, que compartilhava de suas idéias - isto exigia encontrar alguém que estivesse em viagem para aqueles lados. Se este outro fosse tocado pelo que continha naquela missiva fazia, repetindo todo aquele trabalho, uma cópia e mandava para outrem. Só chegaram até nós, dois mil anos depois, os documentos que tinham muitas cópias e ainda assim faltando muitos pedaços.

No interim a igreja cristã já organizada escolheu durante o segundo século depois de Cristo as cartas que melhor expressavam o sentimento da comunidade dos seguidores de Jesus de Nazaré que estavam espalhados, desde a Judéia, para todos os pontos cardeais. Foram escolhidos quatro evangelhos e todos os outros foram considerados apócrifos, o que no entender dos bispos, cristãos proeminentes de então (preocupados em manter coeso os ensinamentos do rabi que a inventividade e as diferenças de personalidade estavam fazendo periclitar) significava esconjurar. Foi ruim para a humanidade? No meu entender foi o que tinha de ser, mas uma idéia fica incubada como um vírus ou, dizendo de outro modo, fica escondida como um tesouro até o tempo certo de despertar ou aparecer. É o caso do evangelho apócrifo de Madalena. Agora, em um tempo no qual as mulheres ganham destaque ou recuperam sua condição de liderança que desfrutaram na época em que o matriarcado era moda, muitos estudiosos começam a acreditar que Maria Madalena foi uma líder naquele primeiro grupo cristão, é o que diz este pequeno manuscrito. Nele está escrito as palavras derradeiras do Messias : "Quando o Filho de Deus assim falou, saudou a todos dizendo: 'A Paz esteja convosco. Recebei minha paz. Tomai cuidado para que ninguém vos afaste do Caminho, dizendo: 'Por aqui' ou 'Por lá', pois o Filho do Homem está dentro de vós. Segui-o. Quem o procurar, o encontrará. Prossegui agora, então, pregai o Evangelho do Reino. Não estabeleçais outras regras, além das que vos mostrei, e não as instituais como legislador, senão sereis cerceados por elas'. Após dizer tudo isso, partiu.
Mas eles estavam profundamente tristes. E falavam: 'Como vamos pregar aos gentios o Evangelho do Reino do Filho do Homem? Se eles não o pouparam, vão poupar a nós?' Maria Madalena se levantou, cumprimentou a todos e disse a seus irmãos: "Não vos lamentais nem sofrais, nem hesiteis, pois sua graça estará inteiramente convosco e vos protegerá. Antes, louvemos sua grandeza, pois Ele nos preparou e nos fez homens.' Após Maria ter dito isso, eles entregaram seus corações a Deus e começaram a conversar sobre as Palavras do Salvador.
Pedro disse a Maria: 'Irmã, sabemos que o Salvador te amava mais do que qualquer outra mulher. Conta-nos as palavras do Salvador, as de que te lembras, aquelas que só tu sabes e nós nem ouvimos'. Maria Madalena respondeu dizendo: 'Esclarecerei a vós o que está oculto'. E ela começou a falar essas palavras: 'Eu tive uma visão do Senhor e contei a Ele: 'Mestre, apareceste-me hoje...'".

E ela conta umas palavras estranhas diferente das que conhecemos ditas pelo Filho do Homem. O pequeno documentos conta que o mesmo Pedro discorda do que ela fala e diz não acreditar que o Mestre tenha lhe dito isto, porém Mateus defende a mulher e termina assim: "Levi respondeu a Pedro: 'Pedro, sempre foste exaltado. Agora te vejo competindo com uma mulher como adversário. Mas, se o Salvador a fez merecedora, quem és tu para rejeitá-la? Certamente o Salvador a conhece bem. Daí a ter amado mais do que a nós. É, antes, o caso de nos envergonharmos e assumirmos o Homem Perfeito e nos separarmos, como Ele nos mandou, e pregarmos o Evangelho, não criando nenhuma regra ou lei, além das que o Salvador nos legou.'
Depois que Levi disse essas palavras, eles começaram a sair para anunciar e pregar".
Bem este pequeno documento apócrifo não muda nada, mas me parece ser mais um avanço do ser humano no longo caminho que viemos percorrendo para nos conhecermos e entendermos a melhor forma de nos relacionarmos, especialmente com os do outro sexo.
Foi o que Madalena disse num trecho de discurso: "O que me subjugava foi eliminado e o que me fazia voltar foi derrotado..., e meu desejo foi consumido e a ignorância morreu. No mundo fui libertada de outro mundo; de um tipo fui libertada para um tipo celestial e também dos grilhões do esquecimento, que são transitórios. Daqui em diante, alcançarei em silêncio o final do tempo propício, do reino eterno'. Depois de ter dito isso, Maria se calou".

Nenhum comentário: